quinta-feira, 14 de julho de 2011

GALINHA DE CABIDELA COM FEIJÃO VERDE E FAROFA DE CUSCUZ

A Galinha Voadora

No princípio dos anos 1980, ainda em Brasília, costumávamos nos finais de semana, reunir a colônia natalense no nosso “clube” para o almoço semanal.
.
 Havia sempre uma reunião, mais um motivo de farra, para decidir sobre o que iria ser feito a cada almoço. Naquela semana, a opção do cardápio, sempre calórico, era galinha de cabidela com feijão verde, vindo de Natal e farofa de cuscuz.
.
O encarregado pela compra das galinhas foi à Feira do Guará, a mais nordestina das feiras brasilienses, e “inteligentemente” trouxe duas galinhas, vivas! Quem iria sacrificar as pobres coitadas?
.
Nenhum dos “meninos corajosos” se habilitou e coube a mim, com a ajuda do meu “cumpade” matá-las. Tadinhas!
.
Pegamos à primeira delas e - lembrando-me como na minha infância via minha avó fazer -, pedi que ele a prendesse pisando as asas com um pé e as pernas com o outro, enquanto eu, de posse de um prato fundo com vinagre para colher o sangue, e a faca na outra mão, estava prestes a me torna uma assassina.
.
E assim, foi feito. Depenei o pescoço da pobre coitada, dei umas palmadinhas com a faca, para espalhar o sangue, e quando sangrei a bichinha o meu cúmplice no assassinato a soltou. A vítima, ferida de morte, começou a voar e pular, se debatendo até seu instante final. Todos que estavam a nossa volta saíram ensangüentados. Lá se fora a nossa cabidela!
.
Mas, ainda faltava à outra para sacrificar e eu, apesar do meu peso pena, me coloquei na posição de abate, mandei aqueles homens “corajosos” saírem e sozinha, assumi e conclui o ritual.


Galinha de Cabidela com Feijão Verde e Farofa de Cuscuz
Ingredientes
1 galinha caipira viva
Sangue da galinha
2 colheres (sopa) de vinagre
50 ml de cachaça
4 dentes de alho amassados
1 cebola grande picada
2 tomates picados
2 colheres (sopa) de hortelã picado
2 folhas de louro
2 colheres (sopa) cebolinha picada
1 colher (sobremesa) de colorau
2 colheres (sopa) óleo
Sal e pimenta do reino a gosto
Água fervente o quanto baste
Limão

Modo de Fazer
Leve uma panela grande com água ao fogo até ferver.
 Deite o vinagre num prato. Sangre a galinha, cortando-a no pescoço e deixe o sangue cair no prato com o vinagre, misture bem. Reserve o sangue.
 Mergulhe a galinha rapidamente na água fervente. Depene-a e passe-a levemente sobre a chama do fogão, para tirar o resto da penugem.
Abra a galinha e corte-a nas juntas. Limpe e lave com bastante limão.
 Enxugue os pedaços, ponha numa tigela, tempere com dois dentes de alho, o colorau, sal e pimenta do reino a gosto.
Deixe descansar por cerca de 2 horas.
Em uma panela, de preferência de barro, acrescente o óleo e ponha os outros dois dentes de alho amassados para dourar, juntamente com a cebola, em seguida acrescente os tomates, o hortelã, o louro e a cebolinha, refogue até formar uma consistência cremosa.
Junte os pedaços de galinha temperados e refogue até ficarem dourados.
 Deixe ferver até que solte um caldo.
Quando estiver quase secando, acrescente a cachaça, dê uma pequena fervura e só então vá colocando a água fervente conforme a necessidade até que a galinha fique totalmente cozida. Verifique o sal.
Mexa bem o sangue reservado. Despeje sobre a galinha com o molho fervente, tampe a panela e cozinhe por cerca de um minuto.
Desligue o fogo e sirva acompanhada de feijão verde e farofa de cuscuz.

Feijão Verde
Ingredientes
1 kg de feijão verde
1 cebola roxa
2 pimentas de cheiro
Cheiro verde a gosto
Sal a gosto

Modo de Fazer
Escolha e lave o feijão. Leve-o para cozinhar com água fria, a cebola roxa inteira e as pimentas. Quando o caroço estiver meio mole, adicione o sal. Deixe cozinhar. Retire do fogo e acrescente o cheiro verde. Sirva quente.

DICAS:
O feijão verde deve ser cozido com a panela sempre aberta para não escurecer o caldo do feijão. Iniciar o seu cozimento com água fria e, aos poucos, ir adicionando se necessário, água fervente. O sal, assim como o cheiro verde, só deve ser colocado no final, para que o feijão não murche.

Farofa de Cuscuz
A farofa é preparada com cuscuz de milho esfarelado, caldo de galinha refogado com os temperos. Ela serve de acompanhamento para a carne de sol, galinha de cabidela e outros pratos guisados.

Ingredientes do cuscuz
250g de flocão de milho
1 colher (chá) de sal
1 xícara de água

Fazendo o cuscuz
Numa tigela, misture a massa de cuscuz, o sal e a água até formar uma farofa úmida, deixe repousar por uns 5 minutos. Coloque essa mistura na cuscuzeira, ou numa panela para ser cozido no vapor, e alise sem apertar. Tampe a cuscuzeira e leve ao fogo brando durante 15 minutos. Retire do fogo, coloque em uma tigela e esfarele o cuscuz.
Reserve.

Ingredientes da farofa
Cuscuz pronto, esfarelado.
1 cebola ralada
1/2 pimentão picado
1 tomate picado
Cheiro verde a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara do molho da galinha

Fazendo a farofa
Refogue a cebola na manteiga, ponha o pimentão, o tomate, o cheiro verde a pimenta do reino, adicione o molho da galinha e acerte o sal. Acrescente o cuscuz já pronto, esfarelado, e misture bem.


03 de outubro de 2010

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...