quinta-feira, 14 de julho de 2011

PITU AO LEITE DE COCO

Saudade...

Tenho andado saudosista nas últimas semanas.
.
Sem perceber, fui buscar lembranças da infância e de um dos principais personagens da minha vida, meu pai, Ruy de Carvalho. Hoje, 24, se vivo estivesse, faria 89 anos.
.
Há pouco mais de três anos ele se encantou... E deixou-me encantada pela vida e por ter tido o privilégio de tê-lo como pai e mentor. Homem simples e bom. Sua maior virtude consistia na grandeza de amar e querer o bem de todos. Forte que nem um carvalho. Rude como um bicho. Doce como uma criança e... Dançarino de primeira grandeza.
.
Ensinou-me a dançar, a brincar, a sorrir e a viver.
.
A cada aniversário, dizia que viveria 96 anos - ficou me devendo mais de 10 –, Deus o chamou antes.
.
Hoje, em sua homenagem, como se aqui estivesse, farei o que sempre fazia em sua companhia, irei a Nízia Floresta em busca de camarão Pitu da Lagoa de Papary para almoçar e - que Drummond me permita -, com o coração, lhe falarei do meu amor, da minha saudade e da sua ausência...

Ausência
(Carlos Drummond de Andrade)
Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.


Pitu ao Leite de Coco
Ingredientes
02 kg de pitu com casca
01 litro de coco grosso retirado de três cocos secos
03 cebolas grandes picadas
04 tomates picados
01 pimentão verde picado
01 molho de coentro e cebolinha picado
Pimenta de cheiro a gosto
Sal, pimenta do reino e colorau a gosto

Modo de fazer
Retire barbatanas. Corte logo acima dos olhos para retirar os intestinos. Retire a tripa pelo rabo. Lave os pitus.
Em uma panela grande, de preferência de barro, coloque os pitus com todos os temperos. Leve ao fogo e deixe cozinhar, na própria água, de 15 a 20 minutos. Quando estiver quase cozido, acrescente o leite de coco e deixe ferver por mais 05 minutos.
Sirva com arroz de leite e pirão feito do caldo do pitu.

DICAS:
A melhor maneira de comer pitu com casca é com as mãos.
Deixe a etiqueta de lado – pegue o bichinho com as mãos para sugar o caldo temperado.
Comer pitu na casca é a melhor coisa do mundo!


24 de outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...