sexta-feira, 25 de março de 2011

TRONCO DE NATAL

O meu Natal em Natal
Finalmente estava de volta a minha terra, e desta vez para ficar.
.
Embora tenha participado de todos os Natais da nossa família durante o período que morei fora, aquele ano seria diferente, a nossa festa seria na minha casa. Pense numa felicidade!
.
Sou festeira por natureza, sempre adorei casa cheia, e mesmo a minha casa ainda estando em final de construção, não seria empecilho para a realização da primeira reunião da “carvalhada”, afinal a edícula estava pronta e lá iria ser realizada a festança.
.
Na casa dos meus pais, sempre fizemos o natal “participativo”. Elaborávamos um cardápio e cada filho levava um prato e a sua bebida. Nada mais democrático. Era só festejar. Mas, dessa vez seria diferente, não que eu fosse “bancar” tudo sozinha. Muito pelo contrário. Fomos eu e minhas irmãs as compras e fizemos a nossa ceia, dos petiscos as sobremesas, tudo dividido irmãmente; dos custos ao trabalho.
.
Mas, estava faltando uma árvore natalina e eu, sempre com a imaginação a mil, olhei em volta e vi que no terreno da frente haviam feito uma “queimada” e estava cheio de plantas secas, não me fiz de rogada, pulei o muro do terreno com um facão na mão e cortei um galho grande de uns dois metros de altura. Fixei-o num vaso, enfeitei com bolas e luzes, tudo bem rústico.
.
Nunca vi coisa mais linda e singela... Agora tínhamos onde colocar os nossos presentes.
.
Naquele tempo, ainda tínhamos papai, que era uma festa personificada. E o nosso natal terminou com o dia amanhecendo.
.
Neste Natal, alguns anos depois que papai se foi, estou novamente organizando o Natal na minha casa. Tenho o coração apertado com a saudade dele, mas pela primeira vez, depois de cinco anos, vou ter juntado a mim, além dos meus filhos Dudu e Lucinha, de Léo, meu companheiro de todas as horas, e da “carvalhada”, a minha filha Milena (que mora no Rio Grande do Sul), o meu genro Walter (meu gaúcho preferido), e o anjinho que Deus me presenteou, o meu neto Tomás. Pense numa mulher feliz!
.
Em homenagem a minha sobrinha Natália, que hoje faz aniversário, eis a receita do meu presente para ela.
.
Parabéns a Natália e um Natal de paz pra todos vocês.

Tronco de Natal
Ingredientes
250gr de açúcar
100gr de farinha de trigo
100gr de amido de milho (ou fécula de batata)
Sete gemas peneiradas
Sete claras
50gr de manteiga sem sal derretida e fria


Modo de Fazer
Pré aqueça o forno a 250º. 
Derreta a manteiga e deixe esfriar. 
Quebre os ovos, separando as claras das gemas.
Bata as claras em neve firme e acrescente a metade do açúcar. 
Bata as gemas peneiradas com a outra metade do açúcar até que fique uma mistura bem clara e cremosa.
Peneire a farinha e o amido de milho juntos. 
Adicione-as, aos poucos ao creme de gemas, a manteiga derretida e misture suavemente às claras em neve.
Unte com manteiga uma assadeira de 50x35, forre com papel manteiga e unte novamente, derrame a massa no centro e espalhe uniformemente com uma espátula.
Leve ao forno e asse durante 10 a 15 minutos. 
A massa assada deve estar firme ao toque e ligeiramente dourada.
Retire do forno e deite sobre um pano de prato úmido e levemente polvilhado com açúcar. Retire o papel manteiga delicadamente, salpique um pouco de rum ou vinho do porto (opcional) e enrole a massa juntamente com o pano de prato e deixe esfriar totalmente.


Recheio
Ingredientes
Quatro gemas peneiradas
Oito colheres de sopa de água
350g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200g de açúcar
250g de chocolate meio amargo derretido em temperatura ambiente
100g de castanha de caju ou nozes torradas e moídas.


Modo de Fazer
Pique e derreta o chocolate. 
Deixe esfriar completamente. Reserve. 
Faça uma calda em ponto de fio com o restante do açúcar. 
Bata as gemas com 50g de açúcar até clarearem. Junte a calda fervente ao creme de gemas, batendo sempre até esfriar completamente. 
Bata a manteiga até ficar esbranquiçada.
Misture a manteiga às gemas com um chicote adicione o chocolate derretido.
Se quiser, pode perfumar com um licor de sua preferência. Utilize.


Cobertura
Ingredientes
400g de chocolate meio amargo
200g de creme de leite


Modo de Fazer
Pique e derreta o chocolate junto com o creme de leite, em banho-maria ou no microondas, mexa bem até se tonar um creme homogeneizado. Reserve.


Montagem
Depois de frio, desenrole e coloque o recheio no centro e espalhe com a ajuda de uma espátula por todo o pão de ló, salpique castanhas ou nozes moídas e volte a enrolar com a ajuda do pano de prato. 
Corte as pontas do rolo em diagonal e, com um pouco de creme, ligue estas pontas ao rolo, de modo a imitar os nós da madeira, depois cubra todo o bolo com o ganache de chocolate, com a ajuda de um garfo faça veios no bolo imitando uma tora de madeira.
Sirva gelado e decorado a gosto com cerejas e folhas de hortelã fresca.




26 de Dezembro de 2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...