sexta-feira, 25 de março de 2011

FILE DE PEIXE EMPANADO COM CASTANHA DE CAJU COM MOLHO DE CAJA


Minha filha andarilha

Já andei de Norte a Sul deste país atrás da minha filha andarilha.
.
Nascida em Natal, morou em Brasília, Recife, São Paulo, Macapá, São Borja-RS, Parnaíba-PI e, atualmente, Santa Maria-RS, pense numa menina andeja! 
.
Não pense que ela é caixeiro-viajante, é professora universitária. Minha filha, quando em busca dos seus objetivos, é a pessoa mais determinada que eu conheço e de quem tenho muito orgulho. Pense numa filha!
.
Sempre que podemos, estamos juntas, independente do lugar em que ela esteja. Largo tudo: casa, trabalho, marido e filhos. Lá vou eu lhe fazer um “carinhosinho” de mãe e, agora, também de avó. Aliás, pelos meus filhos vou até a Konchichina.
.
Por causa dela tenho tido a oportunidade de conhecer esse Brasil.
.
Encantei-me com a região amazônica quando tive oportunidade de conhecer o Amapá. Nunca comi tanto peixe na vida olhando para o rio Amazonas que banha a capital. Até hoje, não esqueço o pirarucu a milanesa com castanha e molho de taperebá – o nosso cajá – prato ganhador de um festival gastronômico e incorporado ao cardápio do Restaurante Cantinho do Baiano em Macapá. Pelo nome percebe-se que o nordestino está em todo lugar...
.
A minha avó paterna, de quem herdei o nome e o gosto pelas comidas exóticas da sua região, me fez adorar pupunha, pato no tucupi, tucunaré, pirarucu e por aí vai. Ela era amazonense.
.
Só espero que um dia a minha andarilha volte ao seu porto seguro, Natal, mas, enquanto isso não acontece eu vou atrás dela.
.
E, como uma boa nordestina encontrei um jeito de matar a saudade dos peixes da região Norte, utilizando ingredientes da nossa região. 



Filé de Peixe Empanado com Castanha de Caju com Molho de Caja

Ingredientes
1kg de filé de espada branca
2 dentes de alho amassados
Suco de 1 limão
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
250g de castanha de caju triturada
Azeite o quanto baste


Modo de Fazer
Tempere o filé com o alho, o suco de limão, a pimenta do reino e o sal. 
Deixe descansar por 1 hora. 
Empane-o, dos dois lados, com a castanha de caju triturada.
Coloque-o em um refratário untado com azeite, cubra-o com papel alumínio e leve-o ao forno médio para assar por uns 25 minutos, nos últimos 5 minutos retire o papel alumínio, regue com mais azeite e deixe dourar. 
Enquanto o filé está assando faça o molho de cajá.


Molho de Cajá
Ingredientes

2 dentes de alho amassados
1 cebola ralada
1 colher de sopa de manteiga
400gr de polpa de cajá
¼ de xícara de vinho branco seco
¾ de xícara de açúcar ou o quanto baste
Sal a gosto


Modo de Fazer
Em uma panela refogue com a manteiga o alho e a cebola até ficar levemente dourados, acrescente a polpa de cajá e deixe cozinhar por uns 5 minutos, adicione o vinho e o sal, corrija a acidez, a seu gosto, com o açúcar e deixe reduzir por uns 10 minutos.
Sirva o file com o molho aquecido a parte, acompanhado de uma bela salada verde e batata dorê.




06 de fevereiro de 2011






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...