sexta-feira, 25 de março de 2011

BOLO DE CHOCOLATE


Sou uma mulher privilegiada

Agradeço a Deus todos os dias pelas bênçãos que Ele me concedeu, meus três filhos: Milena, Lucinha e Dudu. 
.
Tive os filhos que Ele me permitiu ter. 
.
Cada qual no Seu tempo. Cada qual do Seu jeito.
.
Hoje, falo do meu filho Eduardo, o meu Dudu, que Ele me concedeu na maturidade, que no último dia 19 completou 10 anos, uma figurinha carinhosa de uma doçura incontestável e firmeza de propósitos, fechando, com chave de ouro, o meu circulo de fertilidade, realizando o sonho de um filho homem.
.
Em homenagem ao meu Dudu, a minha receita de bolo de chocolate.

Bolo de Chocolate

Pão de ló 
Ingredientes
07 ovos separados 
03 xícaras de açúcar
03 xícaras de farinha de trigo
01 ½ xícaras de chocolate
01 ½ xícara de leite fervente
01 colher de sopa de fermento em pó
01 ½ colher de sopa de manteiga
01 pitada de sal 


Recheio
Ingredientes
02 latas de leite condensado cozidas na pressão por 40 minutos.


Calda
Ingredientes
01 xícara de açúcar
02 xícaras de água
01 pau de canela 


Cobertura
Ingredientes
400gr de chocolate meio amargo derretido
200gr de creme de leite
100gr de confeitos de chocolate ao leite coloridos para decorar

Modo de Fazer
Pão de Ló
Ligue o forno a 200 graus. Peneire o açúcar. Reserve. 
Peneire todos juntos, o restante dos ingredientes secos. Reserve. 
Leve o leite para ferver junto com a manteiga. Na batedeira, bata as claras em neve firme, acrescente as gemas uma a uma. Vá acrescentado aos poucos o açúcar sempre batendo até que se transforme em um creme leve e esbranquiçado. Transfira o creme de ovos para uma bacia grande e, agora mexendo, vá acrescentando, aos poucos, os ingredientes secos alternando com o leite fervente. 
Coloque em uma forma, de 30 cm de diâmetro, untada e polvilhada e leve ao forno médio por uns 30 minutos ou até que enfiando um palito ele saia limpo. Deixe esfriar.

Recheio
Fazer de véspera. Coloque as latas de leite condensado na panela de pressão de cubra-as com água. Leve ao fofo, quando levantar fervura, baixe o fogo e deixe-as cozinhando por 40 minutos. Deixe-as esfriar naturalmente.

Calda
Leve os ingredientes ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Reserve.

Cobertura
Corte o chocolate em pedaços pequenos, ou em raspas, e leve ao microondas em potência média por 1 minuto. Mexa bem, acrescente o creme de leite.

Montagem
Preferencialmente, faça a montagem do bolo em uma forma de fundo falso. Desenforme o bolo e corte-o em três partes iguais. Coloque a primeira parte do pão de ló na forma, umedeça com a calda e coloque a metade do recheio, repita a operação e cubra com a última parte do bolo umedecendo-a. Cubra todo o bolo com a cobertura. Decore com os confeitos coloridos ou a gosto.


21 de novembro de 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...