sexta-feira, 25 de março de 2011

BOLO DE REIS


Dia de Santos Reis


“Meu São José dai-me licença
Para o Pastoril dançar,
Viemos para adorar
Jesus nasceu para nos salvar.”

Na minha pequena e querida Nísia Floresta, as festividades de final de ano começavam com a festa da Padroeira, Nossa Senhora do Ó, e terminavam em 06 de janeiro, dia de Santos Reis, com a queimada da Lapinha.

“Boa noite, meus senhores todos
Boa noite, senhoras também;
Somos pastoras
Pastorinhas belas
Que alegremente
Vamos a Belém.”

Naquela época, eu e minhas irmãs, estávamos sempre “metidas” em todas as atividades culturais que tínhamos oportunidade de participar. 
.
Nos intervalos, para desespero de mamãe, vivíamos de bicicleta a subir e descer ladeiras, fugindo do “papa-figo”, usando nossos tênis “congas” como freios, ou nos nossos famosos “patinetes”, construídos com madeira e rodinhas de rolimã, com os quais subíamos a rua empurrando e descíamos numa corrida alucinada. Ou, ainda, indo fazer pescarias no Rio da Bica para brincar de “cozinhado” com os peixinhos de “água de roupa suja” como ela costumava dizer.
.
Mas, para seu sossego, as noites, sempre estreladas, quando não havia ensaio, ficávamos brincando de cantiga de roda no meio da praça, contando histórias, brincando de anel, de tica ou de academia.
.
Na fase “artística cultural” da minha infância, fui anjinho de procissão e com orgulho coroei a padroeira. Fui ginasta e acrobata de circo, atriz e produtora teatral. Fui noiva de quadrilha e contra mestra do cordão azul do nosso pastoril.

 “Estrela do Norte,
Cruzeiro do Sul.
Vamos dar um viva,
Ao cordão azul!
Sou a contramestra
Do cordão azul
O meu partido
Eu sei dominar 
Com minhas danças
Minhas cantorias
  Senhores todos 
Queiram desculpar.”

Hoje lembro com saudades da infância feliz que tive e orgulhosa de ter feito parte dos folguedos natalinos da minha terra, como o pastoril, onde a emoção do povo é revelada através da ação dramática da Natividade.
.
Para matar minha saudade a receita de Bolo de Reis que tem o sabor da infância.


Bolo de Reis
Ingredientes
04 xícaras (chá) de farinha de trigo
01 xícara (chá) de açúcar mascavo
04 ovos
200g de manteiga
01 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva ou óleo
01 colher (sopa) de fermento em pó
01 pitada de sal
01 colher (chá) de bicarbonato
01 colher (chá) de canela em pó
01colher (chá) de cravo em pó
01 colher (chá) de noz moscada em pó
01 colher (chá) raspas de limão
01 xícara (chá) de uva passa preta sem semente hidratada em rum e passada na farinha de trigo
01 xícara (chá) de frutas cristalizadas
01 xícara (chá) de castanhas picadas
01 xícara (chá) de nozes picadas

Modo de Fazer
Bata as claras em neve e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar, junte o leite condensado, o azeite e continue a bater até obter consistência cremosa, acrescente as gemas, uma a uma, e o sal, sem parar de bater. 
Em seguida, misture lentamente a farinha peneirada com o fermento, o bicarbonato, à canela, o cravo, a noz moscada, as frutas cristalizadas picadas, as passas, as castanhas e as nozes, envolvidas em farinha de trigo. 
Por último, às claras em neve. 
Asse em forma grande com canudo no centro, bem untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha de trigo, em forno médio de 30 a 40 minutos ou até que enfiando um palito saia limpo. 
Depois de assado, desenforme, ponha o glacê ou “fondant” e deixe escorrer pelos lados. Decore com frutas cristalizadas, frutas secas, nozes e cerejas a gosto.

COBERTURA: (DUAS RECEITAS para você escolher)

1. FONDANT
Ingredientes
170g de açúcar de confeiteiro
02 colheres de sopa de água fervente
01 pitada de vanilina

Modo de fazer
Misturar tudo e cobrir o bolo ainda quente.

2. GLACÊ
Ingredientes
02colheres (sopa) de suco de limão
02 colheres (sopa) de leite quente
02xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de fazer
Misture o açúcar de confeiteiro com o leite quente e o suco de limão e despeje sobre o bolo.


09 de janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...