sexta-feira, 20 de maio de 2011

TORTA DE MERENGUE E MORANGO

O amor e a saudade

No último dia 12, acordei pela manhã e disse a Lina, minha auxiliar e amiga:

- Hoje é o aniversário de minha amiga Coca. Vou até lá.

Há muito estava devendo essa visita. Claudio, seu marido, estivera hospitalizado e eu só tinha notícias do seu estado de saúde de vez quando.

Como sei do apego de Coca por plantas - o jardim dela é lindo e bem cuidado - passei numa floricultura e levei-lhe uma muda de Flor - de - Maio.

Cheguei de surpresa. Como surpresa e feliz ela me recebeu.

- Baixinha que bom lhe ver!

- Vim lhe dar um beijo de aniversário e ver Claudio. Disse-lhe eu.

- Meu aniversário é dia 14. Mas estou feliz assim mesmo.

Enquanto a enfermeira fazia asseio em Claudio e eu pudesse vê-lo, tomamos um cafezinho e fomos até a varanda.

Na varanda ela desabou.

- Que tempos difíceis Mércia! Que saudade do meu filho!

Pegou uma pasta e começou a me mostrar os pertences de Leonardo, seu filho, que foi ao encontro de Deus, precocemente, vítima de um acidente há pouco mais de dois anos, aos vinte e sete anos de idade.

Tentei de o meu jeito confortá-la, mas nessas horas não há palavras que possam amenizar a dor e a saudade de uma mãe.

Conversamos sobre Claudio e as dificuldades de saúde que ele está atravessando – com fé e resignação – eu disse que ela era uma mulher forte e Deus não lhe daria fardo maior do que pudesse suportar. “ELE sabe de tudo”, tentei confortá-la.

Encontrei Claudio... Pense numa pessoa amável, gentil e tranquila! Uma pessoa a quem quero muito bem. Estava cheirosíssimo, bem magrinho é verdade, mas sem perder o humor refinado de sempre. Perguntei-lhe:

- Posso dar um beijo?

Ele respondeu:

- Claro!

Ele adora um beijo. Fiquei conversando com ele enquanto Coca se preparava para levá-lo ao hospital.

Na despedida, aquele mulherão que mede duas de mim, abraçou-me e disse:

- Baixinha, amei você ter vindo!

Fui embora pensado nos meus vizinhos de tantos anos, em quão pesado o fardo que eles estão a carregar com a doença. Senti-me pequena e egoísta, em vez por outra achar a minha vida difícil, afinal eu tenho meu trabalho e muita saúde. Tenho Léo como companheiro. Tenho a minha mãe e meus irmãos. Tenho meus filhos e o meu neto, através dos quais viverei mesmo não estando mais por aqui. Eu tenho tudo. Que mais posso desejar a não ser continuar a ter paz, saúde e tranquilidade?

A vida nos fez vizinhos. A vida nos distanciou. Mas mesmo a distancia continuamos a nos querer bem, a nos respeitar e a sentir saudades.

Torta de Merengue e Morango

Ingredientes
4 claras
½ kg de açúcar de confeiteiro
Raspas de limão

Modo de Fazer
Misture as claras com o açúcar e leve ao fogo, em banho Maria, mexendo sempre, até aquecer.
Coloque na batedeira e bata até obter picos muito firmes. Perfume com as raspas de limão.
Unte os fundos de duas formas médias, cubra-as com papel manteiga, unte-as novamente e polvilhe com farinha de trigo.
Coloque o glacê em um saco de confeitar com bico perlê, comece pelo centro, feito caracol e preencha todo o diâmetro.
Leve ao forno moderado para assar, com a porta entreaberta, calçada com uma colher de pau. Deixe esfriar. Os discos ficam brancos e secos.

Recheio e Cobertura
Ingredientes
½ litro de creme de leite fresco gelado batido em chantilly com 2 colheres de sopa rasa de açúcar refinado.
2 xícaras de morangos limpos cordados ao meio

Montagem da Torta
Coloque um disco de merengue num prato e cubra com metade do chantilly. Disponha metade dos morangos. Cubra com o outro disco. Passe a outra metade do chantilly, decore com o restante dos morangos e leve a geladeira até a hora de servir.


15 de maio de 2011





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...