sexta-feira, 20 de maio de 2011

FLORESTA NEGRA

Ser mãe
Com a frase extraída do poema “Ser Mãe” do poeta maranhense Coelho Neto, uma velha canção diz: “Ser mãe é padecer no paraíso...”
.
Mas no paraíso não se padece... Vive-se e se ama.
.
Ser mãe é, acima de tudo, um ato de amor desmedido e continuado. E, enquanto amor haverá sempre lugar para alegria, tristeza, saúde, doença, cuidado, carinho, atenção, perdão, renuncia, abnegação e, sobretudo compreensão.
.
Tive os filhos que Deus me permitiu. Mas eles não são somente meus, são filhos do mundo.
.
Fui mãe jovem. Fui mãe na plena idade. Fui mãe na maturidade.
.
Tenho uma filha adulta, uma filha adolescente e um filho que é ainda uma criança. Espero que Deus me ajude a concluir minha missão.
.
Posso não ser nenhum exemplo de pessoa. Pari, amamentei – não existe coisa mais sublime que amamentar um filho - cuidei, ensinei e amei a cada um deles, sem a exigência de um retorno. Tenho a consciência tranqüila do dever (quase) cumprido. E, fiquei feliz, muito feliz, quando há dois anos, no dia das mães, liguei para minha filha mais velha, parabenizando-a pela mãe que se tornara, e ela me respondeu: “Eu sou essa mãe porque tive você como mãe.”
.
Preciso dizer ou desejar mais alguma coisa.
.
Que venham mais netos, muitos...
.
A você mãe que é mãe, mãe que é pai e mãe, pai que é mãe e pai, a todas as mães, presentes e ausentes, minha homenagem carinhosa e o desejo que a alegria desse dia seja igual a todos os dias do ano.
.
Um feliz dia das mães!

Floresta Negra
Você vai precisar de:
Raspas de chocolate (o quanto baste)
Creme Chantilly
Cerejas ao marrasquino (vidro grande)
Genòise de Chocolate
Calda de Açúcar

Genòise de Chocolate
Ingredientes
8 ovos
250g de açúcar (peneirado)
250g de farinha de trigo (peneirada)
40g de chocolate em pó (peneirado)
60g de manteiga sem sal derretida em temperatura ambiente

Modo de Fazer
Junte os ovos com o açúcar e leve ao fogo para aquecer em banho Maria.
Coloque na batedeira e bata até esfriar e dobrar de volume.
Retire da batedeira e acrescente, lentamente, a farinha e o chocolate peneirados.
Por último, junte e manteiga derretida.
Leve ao forno médio para assar em forma de fundo falso, untada e enfarinhada, por cerca de 30 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar.

Calda de Açúcar
Ingredientes
½ xícara de açúcar
1 xícara de água

Modo de Fazer
Misture a água com o açúcar e leve ao fogo para ferver. 
Deixe esfriar. Reserve.
Perfume a gosto.

Creme Chantilly
Ingredientes
1 litro de creme de leite fresco gelado
4 colheres de sopa rasa de açúcar refinado

Modo de Fazer
Bata o creme de leite gelado na batedeira até formar creme consistente, acrescente o açúcar.
Tenha cuidado para não bater demais.

Montando a Torta
Separe treze cerejas inteiras para decoração e pique o restante.
Divida o genòise em quatro discos finos.
Na mesma forma em que foi assado o genòise, coloque o primeiro disco, umedeça com a calda perfumada com um pouco do marrasquino da cereja. Espalhe chantilly e um terço da cereja picada.
Repita a operação com o segundo e o terceiro disco.
Coloque o quarto disco, umedeça, cubra com chantilly.
Desenforme e cubra toda a lateral com chantilly.
Com o bico pitanga, faça pitangas sobre o bolo e coloque em cada uma delas uma cereja inteira.
Cubra as laterais e entre as pitangas com raspas de chocolate.
Leve a geladeira até o momento de servir.


08 de maio de 2011






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...