sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SORVETE CASEIRO

Vai um sorvetinho aí?

Hoje, 23 de setembro, não é somente o início da primavera - a estação das flores, período em que a natureza fica bela e nos presenteia com seus perfumes e cores - é também o dia do sorvete, comemorado justamente para marcar o início das temperaturas mais quentes do ano e quando normalmente se acentua o consumo de sorvetes no Brasil.
E, se falando em sorvete, lembrei-me de Edda, minha prima-irmã, a quem amo de coração - uma sumidade em tudo que se propõe a fazer - que abro espaço para suas maravilhosas receitas.

Sorvete Caseiro - Receita de EDDA LÜCK
Ingredientes
500 ml de leite fervente
2 ovos inteiros (ver observação no final da receita)
1 xícara de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de liga neutra
½ xícara de leite em pó
125 gr de gordura vegetal (1/4 de pacote) (a melhor é a da marca “Da Mesa”)
1 colher (sopa) de sabor para sorvete em pó (o sabor desejado)
1 colher (café) de emulsificante

Modo de Fazer
Coloque todos os ingredientes MENOS o emulsificante no liquidificador na seguinte ordem: primeiro os ovos inteiros, depois os ingredientes secos, depois a gordura e por último o leite fervente. 
Bater por 5 minutos, deixar esfriar e levar ao freezer até que fique uns 60% congelado (nesta etapa vai parecer uma cola, é assim mesmo!), retirar do freezer, bater na batedeira com o emulsificante por cerca de 5 a 10 minutos, se tiver muito calor, bata só 5 minutos pois a mistura não deve ficar líquida. Coloque em um pote com tampa e leve novamente ao freezer até congelar. Rende quase dois litros de sorvete, eu uso os próprios potes de dois litros de sorvete industrializado para colocar os meus.

Observação: 
Para quem não consome gemas cruas, pode substituir por 3 claras ou meia xícara de creme de leite sem soro, mas já aviso: a textura fica mais dura, com os ovos fica com textura de sorvete industrializado

Sabores especiais (sabores em que o preparo é diferente):
Baunilha: uso 1 colher (sopa) de essência de baunilha na hora de bater na batedeira, na mistura do liquidificador não vai sabor nenhum.
Coco: eu não uso o pó sabor coco, substituo 200 ml do leite da mistura do liquidificador por 1 vidro de 200 ml de leite de coco. Pode ferver o leite de coco junto com o leite e bate junto no liquidificador. O resto do modo de fazer é como o descrito no preparo.
Chocolate: coloco 2 colheres (sopa) de chocolate em pó, 3 colheres de cacau e 1 colherinha de essência de baunilha, bate junto com os outros ingredientes no liquidificador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...