quinta-feira, 14 de julho de 2011

CAMARÃO AO QUEIJO

Tomás, Filho de Deus

Finalizando minhas andanças pelo sul do país, fizemos um jantar em comemoração ao batizado do meu neto amado.
.
Ele foi batizado na Igreja dos Imigrantes em Porto Alegre-RS, cujo vigário, uma pessoa boníssima, mostrou-se um verdadeiro pastor do seu rebanho.
.
Sei que o meu pequeno potiguar, sendo filho de gaúcho e criado por lá, se tornará um “agauchado” bebedor de chimarrão.  Já o vejo, futuramente, falando cantando puxando pelo “R”, quando chegar de férias na casa da vovozinha, achando Natal “tri legal” e aonde para desassossego dos pais, há uma placa no jardim que já diz tudo “Na casa da vovó tudo pode”.
.
Saindo do frio, reencontrando o calor do nosso sol, que nos privilegia o ano todo, e o aconchego dos meus filhos, de Leo e todos que aqui estão, trouxe o coração apertado de saudades de Tomás, da minha filha Milena, de Walter - pai de Tomás -, o meu gaúcho preferido e de todos que fazem parte do meu convívio quando estou por lá.
.
Como não poderia deixar de ser o camarão servido foi levado por mim, direto da minha terra, Nísia Floresta, para deleite da gauchada. A receita encontrada nos meus alfarrábios, que já fiz por diversas vezes, além de gostosa é simples e de fácil execução.
Além disso, você pode deixá-la pronta e só levar ao forno na hora de servir. Aproveite para fazê-la em um dia especial acompanhada de um bom vinho.

Camarão ao Queijo
Ingredientes
1 1/2 kg de filé de camarão graúdo, pré-cozido
2 dentes de alho amassados
1 cebola grande ralada
2 colheres de sopa de manteiga
1 caixa (520 g) de molho pronto de tomate
100 ml de vinho branco
1 pimenta de cheiro
Pimenta do reino e sal a gosto
1 kg de batatas
2 colheres de sopa manteiga
300 ml de leite
1 caixa de creme de leite
50 gr de queijo parmesão ralado
1 copo de requeijão cremoso
1 bisnaga de queijo catupiry

Modo de fazer
Refogue na manteiga o alho amassado e a cebola ralada, passe ligeiramente o camarão, não mais que 2 minutos.Reserve.
Leve ao fogo o molho de tomate pronto, acrescente o vinho, tempere com a pimenta de cheiro, do reino e acerte o sal. Deixe apurar e reduzir um pouco, retire do fogo, misture ao camarão. Reserve.
Descasque e cozinhe as batatas com água temperada com pouquíssimo sal. Ainda quente, amasse-as numa panela e leve ao fogo acrescentado, mexendo sempre, nessa ordem: a manteiga, o leite, o creme de leite e o queijo ralado.
Misture bem e retire do fogo.

Montando o prato
Em um refratário grande, faça o contorno de todas as laterais com o purê de batatas usando um bico largo de confeitar, se não tiver, não tem problema, faça-o as colheradas e arrume.
Cubra o centro do refratário com o copo de requeijão, e por cima espalhe o camarão no molho de tomate, finalize cobrindo todo o camarão com o queijo catupiry.
Leve-o ao forno para gratinar.


19 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...